News

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

5th Worldwide Instameet in Rio - Complexo do Alemão



Assista esse vídeo:


O 5º Worldwide Instameet ocorreu na cidade do Rio de Janeiro com um passeio fotográfico pelo Complexo do Alemão, nome dado a um conjunto de treze favelas localizadas na zona norte da cidade. Durante muitos anos, sua área foi considerada uma das mais violentas da cidade. Porém, desde 2011, o Estado tem intervido com esforços pacificadores (UPPs), o que têm trazido resultados positivos ao conjunto.
Como o tema deste Instameet foi “aventura”, o local escolhido pelo IGersRio não poderia ser mais apropriado.
O ponto de encontro foi na Lagoa Rodrigo de Freitas, de onde cerca de 70 fotógrafos amadores e profissionais partiram para uma região que, menos de 2 anos atrás, era quase um tabu para quem "não era da área", devido ao seu histórico de violência.
Apenas 3 dias antes do passeio, ocorreu um ataque, promovido por marginais, culminando na trágica morte de uma policial em serviço.

Houve muita polêmica quanto à mudança do local para o passeio, mas após dois dias de conversas com as forças policiais, moradores do local e, claro, com os Igers já confirmados, decidiu-se ir em frente. Afinal, o grupo não deveria ficar refém da ilegalidade, do medo. O gosto da aventura deveria permanecer!

Ao chegar ao Complexo, todos estavam ressabiados, meio desconfiados, sem saber ao certo o que fazer. Mas logo foram acolhidos, de braços abertos, por representantes do Foto Clube do Alemão, que é um grupo de fotografia local, cuja missão é "disseminar e fomentar a cultura de fotografia dentro do Complexo do Alemão através de saídas fotográficas, palestras, oficinas e exposições fotográficas". Este grupo foi responsável por guiar os participantes por um trajeto pré-determinado.
O passeio começou e imediatamente ficou claro que tudo seria muito além de toda expectativa. O grupo andava devagar na caminhada rumo à estação Itararé do teleférico, mas já não por desconfiança, mas sim por encantos que surgiam em cada olhar, cada detalhe, cada canto. Foi preciso uma energia muito grande da principal guia para que ninguém ficasse para trás. Estavam todos paralisados, deslumbrados, enfeitiçados pelo clima acolhedor encontrado. E principalmente pela beleza fora do padrão encontrada no local.
Enfim chegou-se a uma das estações, onde foi possível realizar um passeio pelo teleférico, com destino até a estação "Alemão", a última, onde momentos agradáveis foram compartilhados, em especial pela beleza do lugar. A emoção bateu muito forte ao serem agraciados com duas crianças lindas, que tocavam violinos, Nathaniel e Gabriel, nomes de anjos, verdadeiros anjos.
Na volta, todo o grupo percorreu um beco rumo a um local onde, anos atrás, morreu um importante jornalista brasileiro, que fazia a cobertura de um atentado. Lá, a entrada da noite pôde ser contemplada e o evento foi finalizado com palavras maravilhosas, emocionadas, de agradecimento dos participantes.
Ao final do passeio, na despedida, apenas uma certeza: todos saíram mais humanos, mais felizes, mais ricos e com a certeza de que nunca será esquecido o que foi vivido.

Um evento que tinha apenas a missão de reunir Instagramers Cariocas, acabou sendo um aprendizado de vida, com a participação de Igers de vários pontos do Brasil. Todos que lá estiveram foram unânimes em dizer: "Saímos de lá renovados e nos sentindo outra pessoa"
Viva o IgersRio!!!








Confira a reportagem exclusiva do nosso encontro feita pela Band TV:




Confira as últimas Imagens postadas na Tag #WorldwideInstameetRio:





Clique nas imagens abaixo e confira o que saiu na mídia:




O GLOBO 1:

O GLOBO 2:

O GLOBO 3:





Um comentário: